![]() |
imagem reprodução web |
E aí gente!
Vocês se lembram que tempos atrás conversamos sobre alguns aplicativos que poderiam nos auxiliar na jornada acadêmica e na vida concurseira? Não!? Então é só (clicar aqui) para se inteirar do assunto. Depois dos apps, pensei em escrever esse artigo sobre vários materiais e recursos que nos ajudarão a estudar da melhor maneira possível e com o máximo de aproveitamento. Confira:
1) Apoio para livro
Se tem algo que é comum a grande parte dos concurseiros é a reclamação recorrente à dores nas costas, causadas, claro, por uma mistura fatal de longos períodos sentado em má postura estudando. O problema de postura, grade parte das vezes, não é culpa do concurseiro, mas dos livros que precisam ser estudados.

Possui duas hastes (que eu chamo de anteninhas) para travar o livro de ponta-a-ponta, não permitindo que ele se feche quando aberto. Ademais, possui uma peça de plástico atrás que possui níveis para ajustar a inclinação do apoio. São, ao todo, nove níveis.
Outrossim, o suporte oferece uma placa de plástico que pode gira 360 graus e se ajustando firmemente, deixando os objetos seguros, possibilita assim fixar as folha, obstando que a mesma voe ou simplesmente se dobre por ser muito maleável.
A pessoa que estuda na biblioteca poderá levá-lo na bolsa sem maiores complicações. Já aquele que trabalha e o faz em outros lugares que não em um local com uma mesa de estudos, poderá transportá-lo da mesma forma na mão, vez que o Apoio é fácil de carregar de todas as maneiras possíveis.
Contra:
As hastes giratórias impedem que livros volumosos se encaixe perfeitamente no apoio, logo esse suporte é ideal apenas para livro de até 500 página.
O segundo suporte é da Kensington.
Super amo esse apoio. Em relação ao transporte para os estudantes de biblioteca, esses podem ficar despreocupados porque o apoio é pequeno e leve para transportar, além de ser fácil de desmontar.
O material com que foi confeccionado é de um plástico resistente, o que permite a limpeza com água. Assim, se você molhar o danado, ele não amolece, empena ou enferruja :)
Sua versatilidade permite que o usuário preencha o espaço entre o teclado e o monitor. Ajusta-se para acomodar os formatos paisagem ou retrato. O firme prendedor de folhas permite prender até 50 páginas de múltiplos tamanhos.
Ele é perfeito para os famosos livrões, entretanto o prendedor na parte superior suporta até 50 folhas talvez seja necessário ter um prendedor para segurar as laudas, como este↓
Como não havia comprado um prendedor meu pai improvisou um para mim de zinco, deu super certo e ficou muito bom (o que eu faria sem meu paizão S2).
Ambos suportes podem ser adquiridos por meio do site da Saraiva.
2) Luminária
Já ouvi muita gente reclamar de dor de cabeça porque “estudou demais”. Mas geralmente esse é o efeito de tentar fazer leituras prolongadas em ambientes mal iluminados.
Outras sensações comuns durante a leitura é o lacrimejamento excessivo, ardência ou sensação de areia nos olhos.

As luminárias têm a grande qualidade de deixar o foco da sua leitura adequadamente iluminado (o livro, apostila, caderno etc), mas é preciso ter cuidado para não exagerar e clarear muito o objeto de estudo. O ideal é que sua luminária esteja posicionada lateralmente e um pouco atrás de você (evitando o ofuscamento).
As lampadas de Led’s e as fluorescentes esquentam bem menos, além de terem maior durabilidade e serem mais econômicas. Dê preferência, portanto, a estas últimas, e escolha as de cor amarelada, pois são mais confortáveis para a nossa visão.
Se você tem o costume de estudar escrevendo, lembre-se: a luminária deve ser posicionada no lado oposto da mão da escrita, evitando sombras.
Piscar é fundamental, pois faz a troca do filme lacrimal, uma película de lágrima que fica sobre a córnea, responsável pela manutenção da umidade dos olhos.
![]() |
Pisque lentamente seus olhinhos |
Dica: Em ambientes com ar condicionado, é muito importante a troca regular dos filtros de ar, como também a instalação de umidificadores para não comprometer a lubrificação natural dos olhos. Portanto, a pessoa deve ficar atenta a sinais como lacrimejamento excessivo, ardência ou sensação de areia nos olhos. Quando estes sintomas começarem a aparecer, é hora de desligar o ar condicionado.
3) Marca Texto

Em conversa anterior (para ler clique aqui), comentamos que grifar o texto apresentou menor utilidade entre as técnicas de estudo com fim de memorização. Isso não significa que terá que jogar seus amiguinhos fora, eles ainda têm muita utilidade quando combinado com outras técnicas.
Um Marca Texto é fundamental para destacar as partes essenciais de uma apostila ou livro, não como meio de memorizar o que foi grifado e sim para futura localização de partes mais importantes num texto. Se você tiver que ler todo o conteúdo sempre que for fazer uma revisão para algum concurso perderá muito tempo inutilmente.
Além disso a técnica serve não apenas para marcar o que é interessante e depois ser identificado com mais facilidade, mas também para contextualizar o que foi anotado. Essa contextualização facilita muito a vida do estudante.
Uma dica é utilizar diversas cores para fazer as marcações. Assim para cada cor será um contexto diferente e você na hora já vai saber sobre o que é a anotação que está marcada.
4) Post-its

O legal dos post-it é que eles podem ser colados até mesmo em livros, sem estragar as páginas. Isso facilita lembretes como aqueles que você quer “se indicar” para pesquisar algo que não entendeu em determinado assunto.
Veja como utilizar eles como auxílio para a prova do Exame de Ordem: clique aqui.
6) Conclusão
Agora você já sabe quais são os objetos indispensáveis para estudar para Concurso Público, eles tem uma parcela fundamental de importância para vocês obterem a sua almejada aprovação, diminuindo, assim, o caminho até o contracheque.
Claro que muitos outros produtos são igualmente essenciais como: água, estar hidratado ajuda o funcionamento do cérebro e o seu desempenho nos estudos; uma cadeira confortável, ao estudar para concurso em uma cadeira dura, imóvel e desconfortável você pede para não aprender nada; carderno, ele é o seu melhor amigo, portanto, anote! Ao anotar pontos importantes você fixa melhor o assunto e garante um recurso fantástico para futuras revisões.
Até logo! :]
Até logo! :]
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados. Gostaria de saber quais são os objetos que você costuma usar na sua preparação para os Concurso Público.
0 comentários :
Postar um comentário