Resenha do livro 'Mentes Geniais' - Alberto Dell’Isolla


Olá juristas do Brasil!

Hoje vou conversar com vocês sobre o livro 'Mentes Geniais'. Ganhei ele de um colega na faculdade (obrigado, amigo! S2), e confesso que inicialmente ele não me atraiu muito rs, digo, sempre leio sobre tudo sem questionar muito (questiono depois), porque amo ler, e talvez por isso e pelo valor sentimental de ter ganhado eu continuei a leitura e o livro acabou me surpreendendo em muitos aspectos, em outros nem tanto, mas vou apontar o necessário nessa resenha.

Chega de papo.

1) QUEM É O AUTOR?

Além de ser campeão brasileiro de memorização e recordista latino-americano, Alberto Dell'Isola trabalha como psicólogo, toca piano, dança tango, luta Muay Thai e conta que destrói com o Guile no Street Fighter II. Já sou fã! É mesmo um homem-memória, e olha que ele mesmo diz que era o cara mais esquecido da faculdade, então ainda há esperança pra gente né kkkkkkkk. 
Dell'Isola assina "Mentes Brilhantes", sobre como desenvolver a criatividade, a leitura dinâmica e outros talentos.

2) O LIVRO

O volume em brochura, composto por 13 capítulos e 320 páginas, traz métodos voltados à memorização da bíblia, do calendário, de leis e artigos jurídicos e de baralhos. Dell'Isola sugere ainda meios de vencer no pôquer, no xadrez (eu amei essa parte) e outros jogos, explica como aumentar a concentração e realizar anotações, propõe formas de realizar resumos com eficácia e mostra como construir mapas mentais e outros organizadores gráficos. Para completar, o título traz exercícios a cada etapa para exercitar (lógico) e estimular a mente.

No livro, o autor ensina maneiras eficientes para guardar números, datas, fórmulas, acontecimentos históricos e discursos. Para isso, apresenta os principais métodos de memorização utilizados no mundo ­ como as técnicas das jornadas e do vínculo ­ e revela as suas próprias estratégias para decorar dados.

3) MELHORES CAPÍTULOS

► Capítulo 4 
É certamente um dos melhores capítulos, entre várias técnicas, nesse capítulo ele fala sobre a ‘Técnica do Vínculo’.
O sistema de vínculo é baseado em imagens mentais, que devem ser formadas do modo como expliquei no capítulo anterior, incluindo todos seus ingredientes, cada item memorizado de uma lista fica encadeado ao próximo como se fosse elo de uma corrente. Se alguma das cenas criadas não for ilógica o bastante, o elo se parte e todos os itens seguintes são esquecidos. Assim, é importante que suas imagens sempre sejam ilógicas e divertidas. 

► Capítulo 12
Nesse capítulo discute a concentração e técnicas de como aperfeiçoá-la.
Você, provavelmente, já passou pela experiência de iniciar alguma tarefa importante e flagrar sua mente completamente tomada por pensamentos que não tem nada a ver com aquilo em que você deveria estar pensando. Ou, então, já passou pela experiência de estar lendo algum livro e, depois algumas linhas, perceber que já havia lido toda aquela parte antes, mas sem a devida atenção. Como último exemplo, cito o estudante que, após três horas ininterruptas de estudo, percebe que não passou da primeira página da apostila. A falta de concentração é um dos grandes motivos pelos quais perdemos tempo, de modo que precisamos aprender a lidar com a atenção, aprendendo a controlá-la ao máximo.
Ele ainda fala sobre fatores que prejudicam a concentração (barulhos, distrações internas, estresse, ansiedade), propõe meios de remediá-los, além de recomendar exercícios.


► Capítulo 13
Anotações e resumos eficientes.
Uma das maiores preocupações do estudante que faz anotações relaciona-se a como recuperar aquela informação anotada. 
Essa é a técnica que utilizo para fazer minhas anotações
De todas estratégias de estudo, fazer anotações é, certamente, a mais difundida. No entanto, mais tarde, questione-se sobre suas anotações. Lamentavelmente, perceberá que nem sempre consegue saber o que foi anotado.
Se, ao anotar, o estudante tivesse a certeza de que tudo o que estivesse colocando no papel seria efetivamente armazenado em seu cérebro, seus problemas de aprendizagem estariam resolvidos.

Capítulo 17 
Memorização de leis e artigos jurídicos.
Para ajudar àqueles que prestarão concurso público, o autor reúne nesse capítulo as técnicas já que mais se prestam à memorização de artigos e leis, facilitando, assim, a vida do concurseiro.
Comecei utilizar esse método para revisar alguns conteúdos, excelente!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não espere que esse livro irá resolver todos os seus problemas de memorização e eficácia nos estudos, o que ele propõe são opções e técnicas que deram certo e foram comprovadas pelo autor do livro e pode dar certo para você se se dispor a ler e praticar, principalmente praticar, como costumo dizer, não há segredos, fórmulas mágicas, milagres ou atalhos. Só́ foco e suor. Mesmo por que o seu troféu não vai cair dos céus assim, de mão beijada.


Até logo! :)





Share on Google Plus

About Diógenes Prado

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário