Aprenda a escrever corretamente e evitar dor nas mãos



Fala geração jurídica! Como estão? Espero que bem!



Hoje, aproveitando o feriado do dia da Justiça, aproveitei para colocar em dia alguns resumos - não há ninguém que escreva mais do que a galera de humanas - lembrei que antigamente ao escrevê-los eu sentia muitas dores na mão, por causa desse incômodo resolvi fazer uma pesquisa sobre os possíveis problemas e se havia solução. Sim, há solução, pois no meu caso a dor era causada porque eu sempre escrevi de maneira e postura da mão incorreta. “Oxi, mas tem uma maneira correta?" Sim. E é sobre disso que iremos tratar agora. Cata as dicas:


1) CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Algumas pessoas deixam de escrever à mão justamente por causa do desconforto provocado pelas dores recorrentes, inclusive, estudo recente, realizado por uma empresa que imprime e envia correspondência via web na Inglaterra diz que as pessoas têm pego na caneta uma vez a cada 45 dias, ou seja, escrever à mão está se tornando uma prática em extinção e muito disso se dá por causa desse incômodo.

Porém, estudo das universidades de Princeton e da Califórnia mostra que escrever à mão é ainda o mais viável, pois, garante maior e melhor memorização e compreensão da informação do que teclar no computador. Lógico que essa coerência só se aplica se você mantiver a mente alerta e concentrada naquilo que está escrevendo, não adianta escrever à mão com a cabeça no mundo da lua e achar que vai memorizar tudinho, não mesmo, migo, pode tirar seu cavalinho da chuva.

2) PASSOS DE COMO ESCREVER CORRETAMENTE

► Escolha sua arma com cuidado.
O escritor inglês Edward Bulwer-Lytton numa frase célebre disse “a caneta é mais poderosa que a espada”. 

Eu aconselho que você, no ato da compra, experimente os muitos modelos disponíveis até encontrar um tipo de caneta ou lápis que funcione bem na sua mão. Aqui na minha cidade eles deixam testar tranquilamente, na verdade tem loja que já disponibiliza caneta avulsa para esse fim, é permitido desde que você não escreva um jornal com elas.

Escrever à mão não pode ser uma batalha entre mão e caneta. Procure uma que seja confortável para escrever, de forma que a tinta flua com facilidade sem sua mão pesar sobre o papel.
► Segure essa caneta!
Tudo bem que caneta é um objeto pontudo, mas também não é pra pensar nela como uma espada. Sua pega deve ser firme e delicada, com um leve apoio, sem tensão. Não aperte – a caneta é mais um tubo de pasta de dente do que uma arma. Não aperte os dedos em volta da caneta. Você vai usá-la para escrever e não estrangulá-la. Apenas deixe a tinta correr. Não importa quais os dedos que você usa para segurar a caneta, contanto que ela esteja confortavelmente equilibrada na sua mão.

► Acerte a postura.
Você precisa sentar corretamente porém relaxadamente, com os dedos que não estão em uso descansados debaixo da mão, que está deitada gentilmente sobre a mesa. Há quem recomende escrever sobre uma superfície reclinada em 45º, mas isso pode ser difícil de encontrar. Ainda que você utilize as duas mãos para escrever, uma postura correta é essencial, não adianta trocar de mão para escrever e ficar sem coluna.

Abra espaço, uma vez que você precisa de área para movimentar o braço. Quando a posição começar a ficar estranha no fim da página, mova o papel para cima ao invés de descer tanto a mão.
► Inclua os ombros na tarefa.
Esse era o motivo da minha dor. 
Ter a caneta, a pegada e a postura certas não são nada se você estiver escrevendo as letras com os dedos, eu erroneamente escrevia com os dedos. Por mais estranho que pareça, você não deve usar o pulso e os dedos para escrever – isso gera uma escrita cansada e, não raro, cãibras e até morte prematura.

Seus dedos devem segurar a caneta no lugar, atuar como guias. A maior parte dos movimentos vêm da articulação do ombro. Esse é um dos principais grupos musculares usados para levantar o braço.

Em outras palavras, seu ombro e braço devem mover junto com a escrita, mas seu pulso e dedos, não. Essa consciência ajuda a encontrar uma escrita fluida e eficiente. Precisa de prática, é claro, e pode parecer estranho no começo. Mas esse é grupo muscular que não fica cansado tão rápido quando o das mãos.

3) VAMOS TREINAR!

Pratique usando os músculos do seu ombro para escrever: segure o braço à frente, cotovelo dobrado, escrevendo grandes letras no ar. Concentre-se em realizar o movimento a partir do ombro, mantendo o antebraço, pulso e dedos parados. São os músculos do ombro, braço, peito e costas que devem se mover quando estiver escrevendo com papel e caneta.

Uma vez que você estiver confortável fazendo isso – o que, honestamente, significa estar confortável sendo um pouco ridículo – tente fazer letras cada vez menores no ar. Você também pode traçar os pedaços das letras numa parede com o dedo, ou escrever numa lousa.

Ao escrever numa superfície vertical você automaticamente vai usar os músculos certos. Resista à tentação de chegar perto e descansar a mão, porque você estaria usando os dedos de novo.
Meu novo e cheiroso caderno de treino. Prepare-se que eu vou lhe usar!

4) CONSIDERAÇÕES FINAIS

Aproveite toda a oportunidade para escrever à mão ao invés de usar o teclado. Se você é escritor, ou precisa escrever um relatório, resenha, resumo ou proposta, considere fazer pelo menos o rascunho inicial usando papel e caneta. Pratique a escrita alguns minutos todos os dias, e não vai demorar para começar a ver melhoras.

OBS.: Consulte o seu médico se você sentir dores constantes e/ou excessivas quando estiver escrevendo. Se depois de tentar os exercícios e todas as dicas você ainda sentir muita dor, não deixe de consultar o seu médico e explicar a situação. Ele poderá recomendar um tratamento adequado.


Forte abraço!

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados. 

Share on Google Plus

About Diógenes Prado

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário